A bíblia é ou contem a palavra de Deus?






Como podemos definir   

"A PALAVRA DE DEUS"?

                     A única definição correta e perfeita para esta frase é:
                   "Aquilo que Deus falou"
          "A VOZ DE DEUS" que pode ser transmitida aos homens pelo próprio Deus, em revelações, sonhos, pela bíblia, sendo anunciada por palavras humanas, gestos, escritos, desenhos etc...
Biblicamente falando, temos a Cristo como sendo a palavra, voz ou verbo de Deus.  Ele é a palavra, o verbo, o logos. Ou seja:  Cristo é a palavra de Deus.  
A palavra existe antes de tudo o que foi criado.  
A palavra de Deus é eterna e sem a palavra, nada do que foi feito se fez. 
Fomos criados pela palavra de Deus.
João 1
1
 No princípio era aquele que é a Palavra
Ele estava com Deus, e era Deus.
10 Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.

A palavra de Jesus no texto abaixo está separada das escrituras.  

Por isso temos a comprovação de que a palavra dita por Jesus e as escrituras, (apenas dentro do contexto abaixo), não são a mesma coisa. Quando as palavras de Jesus foram escritas, recebemos então um livro com as palavras ditas por Cristo. Foi isto que aconteceu. 
João 2
22 Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.



                  A palavra de Deus é eterna.
Foi escrita em um livro para que não fosse esquecida jamais. Logo um livro que contem a palavra de Deus.  Quando no livro utiliza a expressão "Toda a Palavra de Deus", se refere a tudo o que Deus falou.  As palavras ditas por Deus e não palavras de homens.
Isaías 40:8
Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.
Provérbios 30:5
Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.


Outros textos que relatam a palavra de Deus

 como sendo Cristo, a semente e a espada do espírito:

* Cristo
 João 1
1
 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. 10 Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.
Apocalipse 19:13
 11  E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
12  E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
13  E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
 * Semente:
Lucas 8
11  Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;
* Espada do Espírito:

Efésios 6:17
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Ao dizermos que um conjunto de livros inspirados por Deus é a palavra de Deus, afirmamos com isso que existem duas palavras de Deus.   Jesus + um conjunto de livros.
Grave erro este.



                  Romanos 10:17   De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

 
Não podemos pegar palavras de outras pessoas e atribuir a Deus.  
Só é a palavra de Deus, aquilo que Deus falou.  Se não foi Deus quem falou, como poderei atribuí-las a Deus? Um homem faz um discurso e digo que as palavras são de Deus. Não seria isso uma mentira? Percebam na foto abaixo onde um homem fala à uma grande multidão. Quem fala é um homem.  Se o que ele falar forem as palavras dele, não posso dizer que é Deus quem está falando.   E se forem as palavras de Deus, direi que ele falou as palavras de Deus. Mas quem falou as palavras de Deus foi um homem.
O homem não é a palavra de Deus. Ele repetiu as palavras de Deus.
O mesmo acontece com a bíblia.  Ela fala a palavra de Deus por conterem seus escritos.  Mas ela não é a palavra de Deus. Ela repete as palavras de Deus por estarem escritas nela.

  
Nesta foto não temos Deus falando e sim um homem.


A bíblia também cita as palavras de Deus. Assim como um homem repete as palavras de Deus, o livro faz também o mesmo.   Nele está contido as palavras de Deus.
Ao pegarmos um livro e o mesmo falar a palavra de Deus, não significa dizer que ele é apalavra de Deus por estar transmitindo o que Deus falou.
Transmitir o que Deus fala não é ser a palavra de Deus e sim Mensageiro da palavra de Deus.
A bíblia transmite a palavra de Deus. Ela não é a palavra de Deus.




Quando escrevemos algo que Fulano falou em um discurso, nós temos as palavras de Fulano.
Logo, aquele livro será a palavra de Fulano. Mas se naquele discurso, também falaram Cicrano, Beltrano e Noiandro. Não podemos dizer que o livro é apenas a palavra de Fulano.
O que acontece hoje em relação ao livro que é chamado de bíblia é um erro grave.
Temos na bíblia em alguns trechos, as palavras ditas por Faraó, Adão, Salomão e muitos outros.
Quando satanás foi tentar a Cristo, ele falou com Cristo e as suas palavras foram escritas também no mesmo livro.  A inspiração é divina. Porém, temos escritos de  palavras que não foram ditas por Jesus e sim por satanás. Dai erramos ao dizer que a palavra que satanás falou é a palavra de Deus. Claro que é a palavra de satanás que foi escrita por Mateus em seu livro. Este livro foi adicionado a bíblia.
Salomão escreveu provérbios.   Estes provérbios são as palavras de Salomão. Assim como muitos salmos também são cânticos e são de seus respectivos autores. Tanto Salomão como Asafe criaram salmos.  Temos escritos que o próprio Deus ordenou e assinou dizendo "ASSIM DIZ O SENHOR".  Estas palavras são de Adonai.  Ele falou e assinou.  A torah é o livro da instrução divina. A palavra de Deus foi escrita nele e suas instruções para todo o povo de Israel.



O Apóstolo Paulo estava escrevendo uma carta para os servos de Deus que estavam em Corinto. Nesta carta ele retira a autoria de Deus do texto que ele escreve.  Ou seja: Paulo escreveu algo dele e não de Deus.   Ao dizer que ele é que está escrevendo, e que aquelas palavras não são de Deus, ele falou a verdade.

1 Coríntios 7:12
Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão....

Se Paulo não atribuiu os escritos a Deus, por que nós estamos atribuindo isso se nem mesmo o autor disse isso?
Então neste trecho da bíblia, temos a palavra de Paulo e não do Senhor. A não ser que ele mentiu. Sendo assim, temos na bíblia a palavra de Paulo. Palavra de homem.

Mateus ao narrar as palavras de satanás, tais palavras foram ditas por satanás. Não posso dizer que tais palavras são palavras de Deus só porque um homem escreveu isso inspirado por Deus, contando uma história.  As palavras de satanás não podem perder sua autoria e Deus não assume que as palavras de satanás são suas palavras.
Ao dizermos que tudo o que está escrito na bíblia é a palavra de Deus, incluímos as palavras de Paulo e tudo o que esta escrito, onde as palavras ditas por satanás também foram escritas.
Ainda que Deus escrevesse o que satanás falou, ele estaria escrevendo as palavras de satanás e não as palavras dele.


Jó 1:7
Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.

Quem disse isso não foi Deus. Foi satanás. Logo as palavras foram de satanás e quem as escreveu, fez isso inspirado por Deus.  A inspiração divina foi para contar um acontecimento com as palavras de Jesus e as palavras de satanás.







    O que existe no meio evangélico por parte de alguns, é a bibliolatria. Onde cristãos não podem destruir as bíblias velhas por serem sagradas e as guardam por toda a vida.  Abrem a bíblia aleatoriamente em qualquer versículo dizendo que Deus tá falando. Muitos utilizam a bíblia aberta no salmo 91 para santificar a casa. Muitos ao orarem por endemoniados, colocam a bíblia nos peitos do possesso. Dizem que não precisam estudar outros livros e que só podem estudar a bíblia porque nela tem tudo. Dizem que as palavras que satanás falou e foram escritas na bíblia é a palavra de Deus. Dizem que o conhecimento vem do alto e que Deus dá o conhecimento apenas abrindo a bíblia, sem que seja preciso um estudo do que vc irá falar e muitos outros erros que aumentam a cada dia mais.
E o pior de tudo é dizer que a palavra de Deus é corrigida, revisada, nova versão internacional e na linguagem de hoje.
Precisamos entender que a bíblia é uma conjunto de livros inspirados por Deus e para nossa meditação. Sabendo que as a salvação, só em Cristo Jesus.  Os fariseus achavam que a salvação era lendo.   Cristo disse que eles examinavam as escrituras pensando ter nelas a vida eterna. Só que não iam a Cristo que é a salvação.

João 5

38  E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.
39  Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
40  E não quereis vir a mim para terdes vida.

Devemos estudar mais e procurar conhecimentos.  Não lêm a bíblia e dizem que o conhecimento vem do alto. Por isso que existem tantas aberrações teológicas e tantos meninos inconstantes criando situações absurdas e ridículas. 


 A bíblia fechada é um livro. A bíblia aberta é um livro também.
Porém um livro que contém as palavras de Deus escritas nele.
Palavras de Deus, provérbios de Salomão, Salmos, revelações, profecias, história dos hebreus, milagres, curas e muita profecia que ainda não se cumpriu.


Qua a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus o Cristo vos acompanhem por onde quer que andarem!
Grande abraço a todos!


 Estudo da bíblia por Weydson Fernandes Lins

Um comentário:

  1. Obrigado pelo texto irmão. Representa exatamente o que penso sobre o assunto. Abraços!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque.

Mentiras de Ellen White e mentiras de algumas das seitas adventistas.

Este espaço é para assuntos religiosos. Não cito nome de nenhuma instituição religiosa. Existem várias instituições adventistas. Não cito n...